Metrocard Metropolitano - (41) 3228-7763 - Curitiba - RMC          
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Dúvidas frequentes:

Haverá custos no fornecimento do cartão? 

NÃO.
O primeiro cartão é fornecido gratuitamente ao cliente. Porém, se este for danificado, extraviado ou roubado será cobrada uma taxa de 5 passagens da Tarifa Básica Vigente,  pelo ressarcimento dos custos operacionais pela emissão de segunda via.


Em caso de extravio, roubo ou danificação,
eu perco meus créditos?


NÃO.
Após a comunicação a Central METROCARD, seu cartão será bloqueado, com inicio do bloqueio após a meia noite do dia da notificação.
 
Importante:  Eventuais utilizações entre o período da notificação e o bloqueio efetivo do cartão ainda serão de responsabilidade do Cliente, dada a inviabilidade técnica de proceder ao bloqueio de forma instantânea em todos os ônibus da frota.
 

O que fazer quando o cartão apresentar
problemas de leitura?


Caso não libere a catraca por erro de leitura, há necessidade de pagar a tarifa em dinheiro ao cobrador. Em seguida procurar o setor de atendimento na Central METROCARD, tendo em mãos o cartão e um documento de identificação.
 

Quem possuir o cartão Cliente - VT precisa solicitar
o cartão Cliente Pessoa Física?


NÃO.
  O cartão Cliente - VT pode ser carregado com créditos do tipo Cliente – Pessoa Física, sem a necessidade de um novo cartão.
 

Já tenho um cartão Vale Transporte e posso 
carregar mais dinheiro dentro dele?


SIM.
  Os beneficiários do Vale Transporte podem utilizar o mesmo cartão para carregar recursos particulares. Os valores são individualizados nos cartões e quando o empregador for recarregar o beneficio do VT não terá acesso aos valores utilizados como créditos para uso como Cliente Pessoa Física.


Quem tem cartão VT pode ter cartão ISENTO?


NÃO.
O usuário poderá ter um único tipo de cartão ativo.
 

Qual o limite máximo de créditos permitidos para o cartão Cliente - VT?


O limite máximo de créditos é de R$ 637,50 (seissentos e trinta e sete Reais e cinquenta centavos).


Quem é o responsável pelo pedido de segunda
via em caso de perda ou roubo?


O cartão é nominal ao usuário e somente ele poderá pedir a emissão da segunda via e deverá arcar com os custos da emissão da mesma, atualmente ao custo de 5 passagens da Tarifa Básica Vigente.

 

Como cancelar o cartão?
(em caso de extravio, roubo ou danificação)


O procedimento é entrar em contato com a Central de Atendimento Metrocard pelo fone 3093-3232, no horário das 08:00h às 20:00h, ou pessoalmente nos postos de atendimento verificando o horário de atendimento de cada um, apresentando documento de identificação. Para retirada de uma nova via do seu cartão será cobrada uma taxa de 5 passagens da Tarifa Básica Vigente, pelos custos operacionais.
Clique AQUI para verificar os locais e horários de atendimentos.
 

Sobraram créditos no cartão vale-transporte,
poderei trocá-los por dinheiro ou transferir para outro cartão?


NÃO.
Os créditos devem ser utilizados em sua totalidade, pois são fornecidos pelas empresas empregadoras a título de adiantamento para cobrir despesas de transporte de seus funcionários no trajeto casa – trabalho - casa.  Eventuais valores não utilizados no mês posterior podem ser abatidos do valor que irá ser carregado no mês subseqüente.
Também não é possível a transferência para cartão de outra empresa de ônibus, nem cartões com CPF diferentes. 
 

Haverá emissão de Nota Fiscal pelo METROCARD?


A METROCARD é uma associação cível, e como tal está isenta da emissão de documentos fiscais.  Após a confirmaçao do recebimento do BOLETO BANCÁRIO pelo METROCARD, o sistema irá liberar automática a emissão do RECIBO para impressão pelo cliente.


Isentos


Ver item específico para isenções tarifárias:
clique aqui.

 

 

 


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